quarta-feira, 13 de julho de 2016

Mapa do Frank Zappa

Quem apenas vê o cabeludo e bigodudo Zappa e ouve Bobby Brown ou Valley Girl, pode achar que ele foi só mais um roqueiro entre tantos que baixaram no planeta Terra a partir de meados do século XX. Mas não é bem assim...

Ao contrário de tantos outros artistas que após o sucesso se cristalizaram num determinado papel ou estilo, o incansável Zappa não parava de experimentar e se reinventar a cada trabalho. E ele trabalhou muito: quando faleceu poucos dias antes de completar 53 anos, devido a um câncer de próstata, em 33 anos de carreira ele tinha produzido 62 álbuns oficiais, além de várias coletâneas, singles, trabalhos diversos e material que rendeu 40 álbuns póstumos, onde Zappa mistura Jazz, Blues, Rythm'N'Blues, Rock, música clássica, música de vanguarda, colagens e experimentações musicais. A palavra que melhor define esse artista americano é: indefinível.

Frank Vincent Zappa veio à luz às 06:22 do dia 21 de dezembro de 1940 em Baltimore, Maryland, EUA. Sobreviveu a uma infância em que estava constantemente doente, cresceu e virou Zappa, o artista prolífico e proficiente, contestador, iconoclasta, satírico, visionário, encrenqueiro e eclético, encarnando a inconformação e rebeldia que caracterizou o surgimento do Rock.

Se Bowie (http://astrologiadorock.blogspot.com.br/2016/01/mapa-do-david-bowie.html) era o Camaleão do Rock, Zappa era o cara que desafiava os rótulos. Vamos ver seu mapa natal, pela Astrologia Tradicional, e o que podemos enxergar ali sobre a trilha sonora da sua passagem pelo mundo.

Seu temperamento era Colérico (Fogo): corajoso, ousado, enfrenta e confronta, contesta. 

O corpo físico e a saúde são indicados pelo Ascendente e por seu regente: Sagitário, regente Júpiter de Casa VI (Casa cadente = fraca, e maléfica = Casa das Doenças), peregrino (sem dignidade) e retrógrado, sem fazer aspecto ao Ascendente: tendência a doenças e baixa vitalidade. O mapa é noturno (6 da manhã no inverno do hemisfério norte), o que era indicativo, para os antigos, de menor vitalidade. Júpiter também é o primeiro regente da Triplicidade do seu Sol, indicando o tom dos primeiros 28 anos de vida, e está na Casa VI: durante toda a sua infância, Zappa estava constantemente doente, com asma, dor de ouvido e sinusite, tendo inclusive recebido tratamento de sinusite com a colocação do elemento radioativo rádio no nariz - na época, não fora estabelecido ainda que mesmo pequenas dosagens de radiação podiam causar câncer...

Júpiter também é o almuten do Ascendente, que indica a motivação da pessoa: Frank Z não admitia restrições à sua liberdade de criação e de expressão, nem à sua forma de viver. Afirma que até tentou consumir maconha, mas não gostou, e assim nem tentou as outras drogas que literalmente faziam a cabeça de tantos outros artistas. Mas era irredutível em relação ao seu trabalho: sempre lutou pelos seus direitos, tendo vários processos contra gravadoras e produtores sempre que se sentiu lesado, impedido ou prejudicado em seu trabalho. Curiosamente, a liberdade que reclamava para si, não costumava dar aos integrantes das suas bandas e aos músicos que trabalhavam com ele: controlava tudo com mão de ferro, para manter seu alto padrão de qualidade.

A Lua na Casa X (forte) em Virgem, peregrina (sem dignidade) e disposta por Mercúrio na Casa I (forte) e em detrimento, indica os padrões emocionais e ajuda a entender essa exigência consigo e com os outros, assim como a entrega ao trabalho de forma quase maníaca.

Mercúrio é o indicador da parte mental e intelectual: está na Casa I (forte!), mas em detrimento em Sagitário: sede por conhecimento, rapidez mental, dispersão por acessar simultaneamente vários pontos de interesse. Z não apenas escrevia e compunha músicas, tocava e inventava sons novos: ele também fez a arte da capa de vários de seus álbuns, produziu vários filmes e vídeos próprios, escreveu e produziu músicas para outros artistas e fez as trilhas sonoras para filmes.

Essa dedicação às atividades artísticas reflete o que promete o Meio do Céu (objetivo de vida, trabalho, carreira) em Libra, regido por Vênus (o Pequeno Benéfico) na Casa I em Sagitário e peregrino.

Saturno (o Grande Maléfico) na Casa VI (maléfica), retrógrado e peregrino, ajuda a entender o porquê de Zappa ter tido altos e baixos em seus ganhos financeiros: além de vários de seus trabalhos (de vanguarda ou experimentais) não eram compreendidos e não darem o esperado retorno financeiro, também houve ocasiões em que as disputas legais com gravadoras e produtores resultou em congelamento dos pagamentos de royalties, deixando Z apenas com a renda dos shows que fizesse - o que o levou a trabalhar mais ainda. Finalmente, depois de algum tempo (Saturno!), os processos terminaram, seus recursos foram liberados e as coisas ficaram mais tranquilas em termos monetários.

Marte (o Pequeno Maléfico) está na Casa XII (Maléfica: doenças crônicas, problemas ocultos, isolamento, hospitais), domiciliado em Escorpião (associado ao aparelho excretor e aos órgãos sexuais). Zappa foi diagnosticado com um câncer de próstata inoperável e que esteve despercebido por dez anos. 

No mapa da Revolução Solar de 1992, Marte está novamente na Casa XII, em Câncer, em mútua recepção com a Lua em Escorpião na Casa IV. Os benéficos estão enfraquecidos (Roda da Fortuna e Júpiter na cadente Casa III, em Libra) e afligidos por maléficos (quadratura com Marte e trígono com Saturno; Vênus na forte Casa VII, em Aquário, mas disposta por Saturno e conjunto a ele). Saturno está fortíssimo (Casa VII, angular, e domiciliado em Aquário) e oposto ao Ascendente (saúde e corpo físico). Z também estava na Triplicidade do Sol (28 a 56 anos) de Casa I, disposto por Júpiter (Casa VI, retrógrado, peregrino); Firdária de Vênus (Casa I, peregrina, regente da Casas VI e em mútua recepção com Júpiter) e sub-firdária da Lua (regente da Casa VIII, a Casa da Morte); profecção da Casa V em Áries, regida por Marte em Escorpião na Casa XII. Ou seja, as indicações não eram muito boas para a saúde.

Depois de muitos anos na estrada (e na batalha), Zappa foi reconhecido como um gênio, criativo e inovador, e justamente por isso, nem sempre compreendido e nem com tanto sucesso financeiro que outros artistas alcançaram, mas que definitivamente representa o espírito do inconformismo que levou ao surgimento do Rock'N'Roll.

Encerramos este post com Bobby Brown (https://www.youtube.com/watch?v=ZUq_T_Bhau8), uma de suas músicas mais famosas.

Gratidão pela companhia, e até a próxima análise astrológica!
Cao (Claudinèi Dìas)

Nenhum comentário :

Postar um comentário