segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mapa de B. B. King

Ei, esta não é uma página de Rock'N'Roll? O que um artista do Blues está fazendo aqui?

Além do parentesco inegável e da enorme influência do Blues no Rock, B. B. King extrapola os tênues limites musicais entre esses dois estilos megapopulares no Ocidente, além de ter agradado e influenciado ícones do Rock como Beatles, Rolling Stones e Eric Clapton. Então, vamos falar do "Beale Street Blues" Boy King, ou B. B., para os milhões de fãs.



O Rei do Blues nasceu como Riley Ben King em hora ignorada (ou pelo menos não divulgada) no 16° dia de setembro de 1925 (sem horário de nascimento) em Itta Bena, no Mississippi.

Pobre, em zona rural e negro numa época em que isso era uma desvantagem gigantesca, sem os pais durante parte da infância - a mãe abandonou o pai, depois voltou e ficou com B. B., mas faleceu quando ele tinha nove anos, e o pequeno King sobreviveu como catador de algodão nas plantações, onde pela primeira vez escutou o Blues que os trabalhadores braçais negros cantavam. B. B. tinha tudo para ser um anônimo fracassado, mas começou a cantar no coro da igreja, aprendeu a tocar violão, com muita dedicação começou abrir oportunidades para mostrar seu talento e sua técnica.

Em seu mapa natal, há predominância do elemento Terra, que se reflete num corpo sólido, graças ao gosto pela satisfação dos sentidos físicos (comer e beber bem). O elemento Água também está bem presente, manifestando-se na sensibilidade (típica das letras e do estilo do Blues) e no talento artístico. Tem pouco Fogo, mas a conjunção Sol-Marte garantiu a energia para o workaholic B. B. (Sol, Lua, Mercúrio e Marte em Virgem; Saturno em Escorpião; e Júpiter em Capricórnio) fazer em média 250 apresentações por ano - no início da carreira, chegava a tocar em 4 cidades diferentes na mesma noite, em troca de algumas moedas.

Com esse Stellium em Virgem, B. B. não só é workaholic: também é perfeccionista. Seu estilo de tocar usa poucas notas, mas como ele mesmo dizia, faz cada uma valer por mil. Embora fosse aclamado como o Rei do Blues, ele próprio não se achava tão bom e dizia que havia outros melhores do que ele: a modéstia e certa timidez, típicas de Sol e Lua em Virgem.

Virginiano também é seu Mercúrio, dando precisão aos movimentos de braços e mãos, fundamentais para a técnica e estilo marcantes de B. B. Ele tinha verdadeira paixão por seus instrumentos. Não foi à toa que arriscou a vida enfrentando um incêndio durante um show para salvar uma de suas guitarras. O fogo teria começado numa disputa entre dois rapazes por uma garota. Depois do episódio suas guitarras passaram a ser chamadas de "Lucille" (nome da jovem).

Saturno, o planeta do que é desagradável, das dificuldades, mas que assim promove o amadurecimento e crescimento, está em Escorpião, signo do que é intenso, magnético, vai a fundo e transforma: o garoto sozinho, pobre, catador de algodão, virou estrela de primeira grandeza do mundo musical, tocou com Led Zeppelin, Black Sabbath, Santana e vários outros nomes famosos do Rock, ganhou fama e dinheiro jamais imaginado em sua infância nas fazendas do Mississippi, foi convidado e homenageado por presidentes americanos, coisas que seu Júpiter em Capricórnio ajuda a completar a compreensão: a expansão vem pelo trabalho contínuo e dedicado, coisa que ele fez por mais de 70 anos como artista e músico.

A Lua, que fala da popularidade, está em Virgem: se tivesse mérito, seria popular. E ele foi imensamente popular, ajudando a ampliar as fronteiras do Blues para além dos afro-americanos e conquistando o público branco, com sua técnica - desenvolvida pela prática constante (coisa de Virgem) e por sua postura humilde. No show gratuito que fez no Parque do Ibirapuera, em 1996, já famoso e com dinheiro suficiente para não se preocupar em trabalhar nem uma hora a mais, B. B. esbanjou talento, categoria, mas acima de tudo uma simpatia e simplicidade cativantes, distribuindo sons espetaculares e pequenas lembranças, numa tarde mágica para todos os presentes - o Cao estava lá, e sabe do que fala!

Com Vênus (signo dos relacionamentos afetivos e do que gostamos) em Escorpião (signo de Água = fértil!), não é de se estranhar que B. B. tenha tido dois casamentos e 15 filhos, que trouxeram 50 netos!

A grande carga de trabalho - estava frequentemente fora de casa, fazendo suas 250 apresentações anuais -  fez B. B. ter dois divórcios e pouco ver do crescimento de seus filhos, mas isso não o impediu de lembrar-se das crianças pobres como ele fora: fundou uma instituição filantrópica para fornecer instrumentos e educação musical para crianças desprivilegiadas nos EUA. Peixes é o signo do altruísmo, da dedicação a algo maior que si mesmo; Júpiter (seu regente clássico) está em Capricórnio = as ações são feitas de forma estruturada e para durarem - daí a instituição formal - e Netuno (regente moderno de Peixes) está em Leão = o auxílio é prestado de forma generosa.

B. B. tinha diabetes, talvez consequência de ser um bom garfo - é visível o aumento de seu volume corporal ao longo dos anos - e foi levar sua música ímpar a outro plano de existência em 14 de maio de 2015, em consequência de uma série de AVCs. O Sol, que fala da essência e da vitalidade do indivíduo, está conjunto a Marte, que na saúde se relaciona à cabeça e ao sangue.
A diabetes tem Vênus como significador (aumento de glicose = açúcar no sangue). Vênus está em mau estado no mapa do Rei. Assim como Júpiter que é relacionado ao Fígado, está no signo de Capricórnio, também em mau estado.

Como não se tem o horário de nascimento do Rei Virgo, fica quase impossível ver as previsões dele.
O que podemos dizer é ele passava pela profecção de Casa 6 (Casa das enfermidades). A Firdária era de Vênus e a Sub Firdária era de Júpiter. Os dois planetas estão em mau estado no mapa, Vênus em exílio e Júpiter em queda. Com esses poucos indícios não é possível dar nenhum testemunho preciso a respeito da vitalidade/morte de B.B, mas com esse pouco já percebemos que não era muito bom.
B.B. também tinha acabado de passar pelo terceiro retorno de Saturno.

Para finalizar, dois momentos marcantes do Rei do Blues: The Thrill is Gone (https://www.youtube.com/watch?v=4fk2prKnYnI)  e Riding with the King (https://www.youtube.com/watch?v=XxzZZYIcDl8), junto com Eric Clapton - que será um de nossos próximos posts, fique ligado! ;)

Gratidão por nos acompanhar!

Ana K. & Cao

Nenhum comentário :

Postar um comentário